Login
Início » Escola Irmã Bernadette Monteiro

Escola Irmã Bernadette Monteiro

Centro Educacional Irmã  Maria Bernadette
Leme Monteiro – São Paulo

.: HISTÓRIA

A “Colméia Recreativa” foi fundada em 1961 no Colégio Santana, por Ir. Maria Bernadette Leme Monteiro, com a finalidade de contribuir para a formação religiosa e social de meninos pobres, na idade de 6 a 14 anos.

Antes da matrícula  era feita a visita domiciliar para verificar a situação da família. Algumas até precisando de uma assistência maior, o que fazíamos na medida do possível.

A “Colméia” era exclusiva para meninos e funcionava em forma de externato, com duas refeições diárias.  Abrangia duas categorias de meninos: os que estavam cursando o primário (1ª a 4ª séries) e os que tinham terminado essa fase e se preparavam para o ensino técnico. Para o primeiro grupo, além da formação religiosa e social era dado estudo dirigido, artesanato e jogos. Para os maiores, trabalhos técnicos. Os trabalhos feitos por eles podiam ser vendidos e o lucro colocado na caderneta de poupança, aberta para cada um, na Caixa Econômica. Era uma forma de educá-los também na aprendizagem da economia.

Durante esses anos todos de dedicação das Irmãs que trabalharam com eles, temos a satisfação de perceber que a maioria desses alunos souberam aproveitar  a oportunidade que lhes foi dada, desenvolvendo habilidades e competências que sem dúvida colaboram para sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho. Muitos deles voltavam para contar seus êxitos no trabalho e nos estudos, inclusive alguns chegaram a completar o Ensino Superior. Quero citar um desses ex-alunos que sempre nos diz que foi aqui na “Colméia” que descobriu seu talento. É o Sr. José Moura, inventor de novidades no campo da ferramenta mecânica, curso que fizera com brilhantismo.

Com o tempo, muita coisa foi sendo alterada, seguindo a evolução da vida e da educação. A “Colméia” já não era exclusiva para meninos; também,  em lugar de as crianças frequentarem escolas públicas, como era no início, passaram a frequentar classes aqui no Colégio em todo o Ensino Fundamental.

Posteriormente a Congregação achou por bem formar uma Escola independente do Colégio embora com a mesma direção. Foi então que passou a chamar-se “Centro Sócio Educacional Ir. Maria Bernadette Leme Monteiro”  em homenagem à sua fundadora.

Fazemos questão que o ensino tenha o mesmo nível que o do Colégio. Contamos com uma equipe de professores bem selecionados e uma coordenadora que assume com firmeza e carinho essa missão junto aos alunos.

.: MISSÃO

Proporcionar para crianças e adolescentes, social e economicamente menos favorecido, uma educação de qualidade e uma sólida formação moral e religiosa, tendo em vista a promoção humana, por meio de ações concretas na área da Educação.

.: VISÃO

Ser uma ambiente acolhedor, solidário e transmissor de valores fundamentais, referentes à cidadania, à ética e à moral, tendo em vista a promoção humana, através de ações concretas na área da Educação.

.: VALORES

  1. Visão Sistêmica.
  2. Proatividade.
  3. Inovação.
  4. Responsabilidade Social.
  5. Valorização das Pessoas.
  6. Orientação para Resultados.
  7. Aperfeiçoamento contínuo.
  8. Educação centrada na Aprendizagem.
  9. Trabalho em Equipe.
  10. Liderança transformadora e constância de propósitos.

.: LOCALIZAÇÃO

Rua Voluntários da Pátria, 2624 – Santana – São Paulo/SP

.:CONTATO
Tel.: 3103 8484
E-mail: contato@centrobernadette.com.br

 

2 Comentários »

  • Letícia disse:

    Olá sou Letícia ex-estudante do Centro. O colégio é muito bom com professores execelentes e com muito profissonalismo querendo não apenas ensinar como também ajudar os alunos no seu desempenho nas aulas.
    Agradeço a Deus pelas irmãs da SIPEB e por todos vcs…
    Obrigada POR tUDO
    BJS tCHAU
    Letícia Oliveira Rodrigues Vilela
    9°ano C
    Centro Sócio Bernadetenn1

  • Larissa disse:

    Oi, meu nome é Larissa, eu sou aluno do Colegio Santana na parte do Centro Bernadette. O ensino do colegio é ótimo, os professores são exelentes… Eu gostei muito da história das irmãs [ programa SIPEB].
    Grata
    Larissa de Paula Almeida
    6ºc
    Centro Sócio Bernadette

Deixe o seu Comentário!