Login
Início » Centro Promocional Madre Teodora – Itu

Centro Promocional Madre Teodora – Itu

.: HISTÓRIA

A SIPEB – Associação de Instrução Popular e Beneficência, mantenedora do Centro Promocional Madre Teodora, foi fundada em 16/06/1911. No entanto, sua origem remonta ao século XIX, pelo trabalho das Irmãs de São José de Chambéry (França), no Estado de São Paulo.

A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry iniciou suas atividades no Brasil em 1858, com a vinda de um grupo de Irmãs, a pedido do então Bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Mello, estabelecendo-se na cidade de Itu. No ano seguinte, chegou Irmã Madre Maria Teodora Voiron, que dedicaria toda sua vida ao trabalho social e a educação, sendo também a fundadora da SIPEB.

Em 13 de novembro de 1859, as Irmãs iniciam as atividades no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, com atendimento educacional em regime de internato e externato para meninas. Madre Teodora logo criou como extensão uma escola para as filhas de escravas.

A SIPEB manteve desde sua fundação em 1911, o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, famoso por ser o primeiro colégio para meninas do Estado de São Paulo. Com o passar dos anos e com as transformações sociais e culturais, optou-se por fechar esse estabelecimento em 1971, conservando o trabalho de promoção social. O trabalho de assistência aos mais carentes sempre foi uma preocupação das Irmãs de São José.

Em novembro de 1963, elas fundaram o Lar Josefino no Bairro Rancho Grande, periferia de Itu. O Lar atendia as meninas que não podiam continuar os estudos além do primário. Este trabalho foi desenvolvido até 1965.

Nesta mesma época a realidade mostrava que os meninos tinham maior necessidade de assistência. Foi então inaugurado o Lar do Menino nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em 03/02/1967. Com o passar do tempo, a exigência levou a atender meninos e meninas.

Em 2002, o Lar passou a chamar-se Centro de Educação Madre Teodora em homenagem à grande missionária no Brasil. – O Centro de Educação Madre Teodora, atende uma média anual de 220 crianças e/ou adolescentes de 1ª a 4ª série no Projeto Criança Feliz, e 160 famílias no Projeto

Família Cidadã

No Projeto Criança Feliz o Centro Promocional Madre Teodora atende crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, afetadas pelo desemprego e outros problemas sócio-familiares. Essas crianças moram em diferentes bairros da periferia de Itu e freqüentam o Projeto no período extra escolar. Temos como objetivo prevenir e evitar sua permanência nas ruas, oferecendo 02 refeições diárias para cada criança nos períodos da manhã e tarde, com atividades que visam desenvolver sua formação integral,  sendo: complementação pedagógica, higiene e promoção da saúde, leitura e consulta na biblioteca, artes, histórias, canto, festas comemorativas, recreação, brinquedos livres, passeios, vídeos educativos, exercícios para a educação da liberdade responsável e da cidadania, esporte e lazer, taekwondo, plantão psicológico, danças e coreografias, dinâmicas de relaxamento, dramatização, gincanas, jogos e torneios, artesanato, atividades com sucata e reciclagem, iniciação digital, aulas de desenho, dobradura, educação ambiental e aulas de violão.

No Projeto Família Cidadã, são atendidas famílias com problemas de habitação, alimentação, desemprego, desagregação familiar, renda familiar insuficiente e falta de documentação. O atendimento às famílias se dá através de reuniões de participação, informação e formação, sócio-psico-pedagógico, atendimento individualizado e doações de acordo com as necessidades ( medicamentos, cesta básica, material escolar, vestuário, calçado, cobertores, material de construção…).

.: MISSÃO

O Centro Promocional Madre Teodora quer incentivar as pessoas a ampliarem sua visão de mundo e desenvolverem atitudes empreendedoras e inovadoras através de um processo de complementação educacional sintonizada com os pilares para a educação do século21

.: VISÃO

O Centro Promocional Madre Teodora quer ser conhecido como um ambiente solidário que gera talentos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais.

.: VALORES

  1. Resgate da cidadania
  2. Valorização da pessoa
  3. Compromisso profissional
  4. Busca constante da união
  5. Proatividade

.: EQUIPE

.: LOCAIZAÇÃO

Praça Regente Feijó, 172 – Centro – Itu/SP
CEP.: 13300 -023
Tel.: 11 4013 7040

 

 

4 Comentários »

  • jennifer adrielly jesus de frança disse:

    olá,irmãs,monitoras,serviços gerais,pedagogas,direção,e toda equipe,obrigada por tudo que fizeram por mim,fui muito bem tratada por vcs,vim para osasco,mais não me esqueci de nenhuma de vcs,carrego todas em meu pequenino coração,estou sempre pedindo a deus por todas vcs,mando um grande bj em especial para a monitora eliana,ela me ensinou muitas coisas boas,a amo muito.continuem esse lindo trabalho é muito importante pra todas as crinças,fiquem na paz,que o menino jesus esteja sempre com vcs.grande bjs a todos,até breve.

  • gabriela disse:

    olá,vania eu queria te dizer que eu amo muito VOCÊ,todas as monitoras, eu amo até as irmãs DE SÃO JOSÉ
    vania eu queria acradecer vc porque até hoje vc é legal,boazinha,por isso eu te amo,xau,beijos.

  • Julia de Souza disse:

    OI RITA EU QUERIA DIZER QUE VOCE É A PROFESSO MAIS LEGAL

  • Julia de Souza disse:

    olá,irmãs,monitoras,serviços gerais,pedagogas,direção,e toda equipe,obrigada por tudo que fizeram por mim,fui muito bem tratada por vcs,vim para osasco,mais não me esqueci de nenhuma de vcs,carrego todas em meu pequenino coração,estou sempre pedindo a deus por todas vcs,mando um grande bj em especial para a monitora eliana,ela me ensinou muitas coisas boas,a amo muito.continuem esse lindo trabalho é muito importante pra todas as crinças,fiquem na paz,que o menino jesus esteja sempre com vcs.grande bjs a todos,até breve.

Deixe o seu Comentário!