Pai | Aluno | Login
Início » Avaliação, Promoção e Recuperação

Avaliação, Promoção e Recuperação

Os Pais ou Responsáveis poderão acompanhar o desenvolvimento do filho no âmbito escolar por meio de relatórios trimestrais, reuniões de Pais e Mestres e entrevistas com a Coordenação.

No Ensino Fundamental a avaliação do aluno, considerada como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino, é um conjunto de ações cujo objetivo é a orientação pedagógica no sentido de melhor aprendizagem do aluno, devendo servir ao professor como reflexão contínua sobre a prática educativa, oportunizando ao aluno a tomada de consciência sobre seus avanços, dificuldades e possibilidades.

DA PERIODICIDADE E ATRIBUIÇÃO DE NOTAS:

Os resultados das avaliações do processo ensino-aprendizagem, no Ensino Fundamental, serão expressos por:

1.    Médias trimestrais referentes aos três trimestres do ano letivo;

2.    Média anual, resultante da média ponderada dos três trimestres, que  receberão os  seguintes valores:

  • 1º trimestre  peso 1
  • 2º trimestre  peso 2
  • 3º trimestre  peso 3

 

3.     Média da recuperação final;

4.     Média anual final, resultante da média aritmética ponderada entre a média  anual multiplicada por 2 (dois) e a nota da recuperação final.

-  Esquematização do cálculo de médias:

1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre / 6

-  Se o aluno obtiver média igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas e frequência igual ou superior a75%, ele está aprovado, caso contrário irá para a recuperação.

-  Se o aluno ficar de recuperação, ele receberá outra nota e será feito o seguinte cálculo:

1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre / 6 X  2 (Peso 2) + Recuperação/3

 

DA PROMOÇÃO E DA RETENÇÃO:

A promoção ou a retenção do aluno decorrerá da avaliação do rendimento Escolar e da apuração da frequência.

Será considerado promovido o aluno que:

1.    Obtiver média anual igual ou superior a 6,0 (seis) em cada componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) no conjunto dos componentes curriculares;

2.    Obtiver média anual final igual ou superior a 5,0 (cinco), após estudos de recuperação final, em cada componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada um dos componentes curriculares.

A retenção do aluno implicará na perda da vaga

 

DA RECUPERAÇÃO:

A recuperação, parte integrante do processo de construção do conhecimento, como orientação contínua de estudos e criação de novas situações de aprendizagem, é oferecida aos alunos com aprendizado insuficiente e/ou baixo rendimento Escolar.

Sob forma intensiva ao final do ano letivo.

Os alunos do Ensino Fundamental, com média anual inferior a 6,0 (seis) em qualquer quantidade de componentes curriculares e que tenham atingido 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada um dos componentes curriculares, serão submetidos a estudos de recuperação final, após o término do ano letivo, sendo a forma explicitada no Plano Escolar anual devidamente homologado pelo órgão competente.

Caberá à Direção e ao Conselho de Série / Classe, que opine sobre os resultados da Recuperação Final, a decisão de aprovação e ou retenção de alunos que obtiveram média inferior a 5,0(cinco).

 

1.    HORÁRIO DE AULAS ENTRADA E SAÍDA:

->  PERÍODO DA TARDE:

  • 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Horário: 13h às 17h30

 

2.    SAÍDAS ANTECIPADAS:

A saída de alunos, antes do término do período das aulas, só será permitida mediante expressa solicitação dos Pais ou Responsáveis na agenda e autorização da Coordenadora. O pedido de dispensa, devidamente assinado, deve ser dirigido ao respectivo funcionário. A dispensa é apenas uma permissão para sair da Escola durante as aulas. Ela não abona a falta. Nestes casos, a saída é feita pela portaria central.

 

3.    TRANSPORTE:

-  Bilhete Único Escolar (passe escolar): Informações na Tesouraria.

-  Transporte Escolar: A Escola não é responsável direto por este serviço, sendo de inteira responsabilidade dos senhores pais a escolha do transporte escolar de seu(s) filho(s), assim como a vistoria do trabalho realizado, devendo tratar diretamente com os proprietários das peruas.

- Informações (cartões) na Portaria.

 

4.    UNIFORME:

Seu uso é obrigatório em todas as aulas e atividades realizadas dentro da Escola, mesmo nos meses de inverno.

São componentes do uniforme escolar:

  • Conjunto de jaqueta e calça de helanca  com o logo da Escola.
  • Blusão e calça azul marinho do uniforme, em helanca, com o logo da Escola.
  • Bermuda azul marinho.
  • Camiseta branca de manga curta com o logo da Escola.
  • Blusão de  moletom azul marinho (sem nenhum desenho ou escrito)
  • Tênis

Observações:

- Não serão permitidas alterações nas características originais do uniforme, como recortar golas ou barras de calças, etc.

Diariamente, o aluno deverá apresentar-se uniformizado.

Não será admitido o uso de outro traje que não seja do uniforme. Portanto, é proibido o uso de blusões ( de outras cores) e outras peças e adereços que não fazem parte do mesmo.

TODO O UNIFORME DEVERÁ TER O NOME DO ALUNO

5.    COMUNICAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA:

A Escola utiliza e coloca à disposição das famílias várias formas de comunicação que podem ser acionadas sempre que necessário: telefone, agenda ou pessoalmente. No Ensino Fundamental até o 9º ano, todos os avisos e bilhetes são encaminhados pela agenda, porém, para que esta cumpra sua mais importante função, é necessário que seja aberta e vista pelos responsáveis todos os dias. Caso haja um comunicado, a assinatura de quem leu certificará seu recebimento. Lembre-se que, a agenda deve ser usada para recados simples. Para problemas que exigem maiores explicações, procure marcar uma reunião com a coordenadora.

 

6.    FALTAS:

- As faltas às aulas deverão sempre merecer por parte da família uma comunicação via agenda no primeiro dia de comparecimento do aluno à Escola. Em caso de doença que obrigue o aluno a se afastar das aulas por  um período de tempo maior, haverá a necessidade do envio da cópia original de um atestado médico.

- No caso de faltas em dias de Avaliações Processuais previamente marcadas para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), as mesmas somente poderão ser realizadas mediante justificativa e autorização da coordenação,em dia e horário definidos pelo Professor.

- No caso de faltas em dias de Avaliações Trimestrais, o aluno deve trazer o atestado médico do dia para realizar a prova substitutiva.

 

7.    SAÚDE /ATESTADO:

Um aluno que esteja adoentado deverá permanecer em sua residência recebendo atenção e tratamento médico ou familiar, portanto não deverá ser enviado para a Escola. Evidentemente o mal estar poderá se manifestar durante o período de aulas.

Para estes casos a Escola se vale da Ficha Médica cujas informações são atualizadas anualmente. No interesse da saúde da própria criança, é fundamental que este documento seja atualizado sempre que houver necessidade e para tanto, a família deverá se preocupar em comunicar à Escola, qualquer alteração. Para pequenas urgências, a Escola mantém um ambulatório que, contudo, não substituem os cuidados de um médico em casos mais graves. Nestes casos a família será notificada de imediato pelos telefones apontados na matrícula/agenda e atualizados sempre que necessário.

A Escola somente ministrará medicação se esta for enviada pelos pais, devidamente esclarecidos posologia e horários, na agenda e de preferência também na própria embalagem do remédio acompanhados de receita médica atualizada (cópia).

No caso de emergências, a Escola poderá receber orientações via fax, devidamente assinadas pelos pais.

 

8.    OBJETOS DE USO PESSOAL:

  • Os alunos menores (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) poderão trazer jogos pedagógicos somente às sextas-feiras.

 

  • A todos os alunos fica vedado o porte de itens valiosos (joias, relógios, celular, etc). No caso de extravio ou danos desses objetos de valor e também de objetos de uso recomendado (óculos, lentes, aparelhos ortodônticos) ou quaisquer outros pertences do aluno, a Escola não se responsabilizará pelo conserto e nem sua reposição.

 

9.    MATERIAL ESCOLAR: O USO DA AGENDA PERSONALIZADA É OBRIGATÓRIO:

Os alunos deverão, obrigatoriamente, trazer sempre o material didático relativo às aulas do dia. A portaria não  receberá nenhum material ou trabalho.

 

Cada aluno é responsável por seu material escolar e peças do uniforme, devendo identificá-los e zelar pela sua guarda e conservação. A Escola não se responsabilizará por material escolar deixado nos pátios com ou sem identificação. Cada aluno(a) deve estar sempre com os seus pertences.

 

10. ANIVERSÁRIOS:

As comemorações de aniversário serão permitidas na Escola apenas para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

->  Regras:

  • agendar com a professora 2 dias antes;
  • enviar somente o bolo e suco, o bolo deverá vir cortado e os pedaços embrulhados em papel alumínio;
  • enviar copos e guardanapos;
  • o objetivo da comemoração é apenas a confraternização, não sendo permitido o envio de presentes.

 

11. REUNIÕES:

Visando a integração com a família em vista do melhor atendimento ao aluno, a Escola oferece:

  • Atendimento personalizado aos pais, mediante agendamento;
  • Reunião de Pais no final do trimestre.

 

12. SAÍDA PEDAGÓGICA  -  FORMATURA:

A saída pedagógica visa o desenvolvimento pedagógico e educacional de nossos alunos, proporcionando uma oportunidade de ampliação de sua capacidade de observação, investigação e pesquisa sobre os fenômenos da natureza e/ou sociais. A Escola informará através de comunicado, o local e data da saída.

A Escola não organiza viagens de formatura. Desde já, está isento de qualquer ônus ou responsabilidade a esse respeito. Realizamos ao final do 9º ano uma missa para celebração e encerramento do Ensino Fundamental II.

 

13. DOCUMENTAÇÃO:

A Escola através da Secretaria poderá solicitar itens de documentação que deverão ser enviados sempre no menor tempo possível.

 

 

Deixe o seu Comentário!