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IS – Proposta Pedagógica

.: Introdução

O Centro Sócio Educacional Irmã Simpliciana apresenta sua Proposta Pedagógica destacando a Educação na sua dimensão básica de formação cristã do aluno e sua qualificação em termos de conhecimentos, competências sociais e humanização da tecnologia. Reconhecemos a importância que a família e outros núcleos sociais têm na tarefa de educar, porém a Escola é o principal foco de organização e sistematização do conhecimento e o educador e o educando são os principais agentes nesse processo.

O papel do Centro na sociedade assume uma importância vital na formação do cidadão à medida em que toma os conhecimentos, são apropriados no domínio dos códigos científicos e suas linguagens, para que o indivíduo atue de forma mais crítica e produtiva na sociedade em que esteja inserido transformando-a em razão dos novos conceitos histórico- geográficos, culturais e econômicos apreendidos.

.:Cartas de Princípios.

A Proposta Pedagógica do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Habilitação de Farmácia, Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Habilitação de Informática, Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Habilitação de Química, Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Habilitação de Contabilidade, Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Habilitação de Administração, Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Habilitação de Segurança do Trabalho têm como base a Carta de Princípios em que encontramos os objetivos explícitos da Congregação das Irmãs de São José, a qual assume a proposta de formar o homem novo à luz da fé cristã, com uma sã consciência social, um sentido evangélico crítico face à realidade, um espírito comunitário e um compromisso social, tendo em vista a construção de uma nova sociedade numa participação livre e responsável em comunhão com outros homens e com Deus.

.:Metodologia

Objetivando possibilitar a realização da Proposta Pedagógica, procedimentos metodológicos que caminham para a pedagogia de projetos são utilizados, privilegiando estratégias diferenciadas para desenvolvimento do conteúdo e valorização da interdisciplinaridade. Sem deixar para um plano secundário o desenvolvimento do conteúdo, incentivamos a intervenção diferenciada, a fim de que o processo ensino aprendizagem se dê de maneira mais agradável e eficaz. No decorrer de cada bimestre o professor orienta pesquisas, trabalhos individuais e de grupo, aplica provas de rotina, provas orais e em duplas (avaliação contínua) possibilitando estudos de recuperação contínua e paralela.

Os professores dão notas e redigem apreciações sobre o desempenho do aluno, com a função de informar a Coordenação, Direção e os Pais sobre as aquisições e dificuldades do corpo discente. Tais dados embasarão os procedimentos de planejamento e re-planejamento, contribuindo sobremaneira na implantação gradativa da interdisciplinaridade, através da qual pretendemos utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para solucionar um problema concreto ou compreender determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

.:Organização Escolar

O Centro organiza seus cursos exclusivamente em períodos semestrais, assegurando, assim, o cumprimento mínimo de cem dias letivos e quatrocentas horas-aula, sendo que a jornada escolar diária incluirá um mínimo de quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula.

.:Currículos

As diretrizes que norteiam os componentes curriculares dos cursos em funcionamento na Escola são:

- a difusão dos valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
- orientação para o trabalho;
- consideração das condições de escolaridade dos alunos;
- prática pedagógica em ênfase nos conteúdos curriculares que transmitam os conhecimentos imprescindíveis para a formação de um ser humano capaz de enfrentar os desafios impostos pelo desenvolvimento atual da sociedade;
- prática pedagógica pastoral (ou evangelizadora).

.:Implantação da Proposta Pedagógica

O CSEIMS privilegia o despertar da cultura religiosa e dos valores éticos e transcendentais através do ensino religioso em todos os termos e modalidades de ensino e da integração com os conteúdos programáticos de todos os componentes curriculares.

Os valores morais e éticos transmitidos pela religião contribuirão para o pleno desenvolvimento do aluno como ser humano e cidadão consciente dos seus deveres e direitos.

A conduta de todos os que fazem parte deste Centro estará centrada na busca do respeito, da honestidade, da solidariedade e na preservação dos valores nacionais e humanos.

.:Recursos Materiais que favorecem a Aprendizagem

O Centro conta com um grande número de recursos materiais à disposição de professores e/ou alunos para criar condições favoráveis ao processo ensino-aprendizagem, a saber:

- Biblioteca bem estruturada, para utilização tanto de alunos, quanto de professores e outros profissionais da educação;
- Salas de vídeo e videoteca;
- Salão de eventos;
- Laboratório de Física, Química e Biologia;
- Materiais didáticos diversos;
- Salas – ambiente;
- Quadras de esportes;
- Anfiteatro.

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