Pai | Aluno | Login
Início » Conheça a Educação Infantil

Conheça a Educação Infantil

A Educação Infantil tem como pressuposto o desenvolvimento integral da criança. É de fundamental importância que esse processo educativo esteja voltado para o desenvolvimento de suas características físicas, emocionais, afetivas, cognitivas e sociais.

A Educação deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para a aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania.

A Educação Infantil corresponde à educação dos três aos seis anos de idade, aproximadamente. Considerada como etapa essencial, é ela que dá os fundamentos primordiais do desenvolvimento da criança nos aspectos físicos, psíquicos, cognitivo e social. Quando a criança começa a fazer parte desse micro sistema que é a escola, passa por uma transição e deverá construir vínculos com outras pessoas e, neste particular momento de sua vida, é fundamental que ela se sinta bem e segura para enfrentar todas as situações novas que surgirão.

Nesta primeira etapa de escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas a ação corporal predomina sobre a ação mental, pois, na verdade, a sua maior especialidade é brincar. É pelo que chamamos de brincadeira que ela aprende a conhecer a si própria, as pessoas que a cercam, as relações entre as pessoas e os papéis que assumem. Durante o aprendizado, há momentos de concentração e momentos de ação, mas o fundamental é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança; por isso, essa deve priorizar vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da investigação e da descoberta, de uma forma livre a prazerosa, aprendendo a conhecer-se e a participar de atividades em grupo, com confiança e cooperação.

Deixe o seu Comentário!