Pai | Aluno | Login
Início » Mini Maternal e Maternal

Mini Maternal e Maternal

Os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período em que ela está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, afetiva e intelectual. Sobretudo nessa fase, devem-se adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.

 

Nesta fase ocorre rapidamente o desenvolvimento físico, as habilidades motoras, a compreensão e a fala. A criança é ativa, aprende por meio de experiências sensoriais, isto é, tocando, manuseando, ouvindo e movimentando-se.

 

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, higienização, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento da capacidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Em nosso espaço há lugar para o cuidado, o estímulo, a convivência e a educação. Nossa missão é ajudar a criança crescer, a se desenvolver e a se constituir como pessoa.

A música e o movimento devem estar, sempre, presentes em uma atividade. Estimular com cantos alegres que motivem e provoquem os movimentos das crianças, utilizando objetos coloridos e atraentes.

O “brincar, puro e simples” estará inserido na rotina diária, como primeiro e principal objetivo. Tudo deverá ser trabalhado de forma acolhedora e alegre, propiciando às crianças atividades que,na verdade,são gostosas brincadeiras!

Inserir as crianças nas tradições de nossa cultura também é nossa preocupação. É importante para as crianças o contato com a música, a literatura e a arte.

A partir dos 02 anos, as brincadeiras tradicionais, como as cirandas, são facilmente aprendidas; o “faz de conta” propicia  criação, por meio de uma negociação,a aquisição de significados e regras compartilhadas. Quando brincam “de faz de conta”, as crianças analisam aspectos do cotidiano da vida  e conquistam espaços de poder, que as auxiliam a perceber o mundo e os adultos. E é o “faz de conta” uma  das principais marca da entrada da criança no jogo simbólico, no universo da cultura e da sociabilidade.

As crianças também participam de atividades através das quais entram em contato com as características do nosso ambiente físico, ou seja, descobrem sensações, texturas, formas, tamanhos, papéis, garrafas, tampinhas, potes, massinhas, tecidos, tintas, etc.

Nestes espaços de exploração, que tem o coletivo como característica, as crianças vão conhecendo e criando vínculos afetivos com as pessoas que fazem parte de sua vida na escola. É assim que se inicia um processo de socialização que ajudará a construção progressiva de elementos que lhe permitirão atuar e ver-se como pessoa única dentro de um grupo social.

Ainda que saibamos que o papel da educadora não é substituir a mãe, valorizamos o aconchego e o carinho como parte da história que se constrói entre escola e criança.

A rotina é entendida como organizadora do trabalho, pois articula nossas intenções pedagógicas com as diferentes necessidades da criança durante o dia.

Observar, proteger, cuidar da saúde, da higiene e da alimentação, dar atenção ao crescimento e desenvolvimento, brincar e divertir, educar e ensinar são os “conteúdos” que compõem o dia-a-dia do nosso espaço.

 

OFERECEMOS PARA MINI MATERNAL E MATERNAL

- Sala de repouso (ambiente tranquilo e ventilado)

- Sala de atividades (brinquedos e materiais específicos)

- Fraldário (local para banhos e trocas)

- Lactário (cuidados no preparo e esterilização das mamadeiras e utensílios)

- Parque, Brinquedoteca, Sala de Vídeo, Lousa de Azulejo, Horta e Parque de Areia

- Banho (para os alunos do Mini Maternal, pois estão no processo de desfralde), alimentação e troca de fraldas são realizadas por educadora de nível superior treinada em desenvolvimento infantil.

- Aula de música, Dança Educativa e Educação Física com professores especialistas

- Leite integral

- Frutas da estação

- Alimentação (Cardápio diferenciado para cada faixa etária)

- Trocas de Cama

 

MAMÃE DO MINI MATERNAL DEVERÁ TRAZER:

 

- Leite em pó e complementos

- 01 mamadeira com bico – 240 ml para leite

- 01 mamadeira ou copinho para suco

- 01 mamadeira ou copinho para água

- 01 chupeta (reserva)

- Toalha de banho

- Fraldas descartáveis (Até a hora do desfralde)

* A substituição (mamadeira, bico, copinho e chupeta), será solicitada quando necessário.

 

 

 

 

 

 

MATERIAL DE HIGIENE – COTA TRIMESTRAL

MINI MATERNAL

MEIO PERÍODO

- 01 caixa com 75 cotonetes

- 01 colônia (opcional)

- 01 shampoo

- 02 pacotes de papel toalha duplo

- 01 creme para assaduras (manter na mochila)

- 01 sabonete

- 01 saboneteira

- 03 potes de lenços umedecidos com 150 unidades ou 06 potes com 75 unidades

* Rolos de algodão – Para crianças que têm alergia aos lenços umedecidos

- 04 caixas de lenços de papel com 75 unidades

- 03 pacotes ou rolinhos de saco de lixo (30 litros) – BRANCO OU AZUL

VESTUÁRIO/MEIO PERÍODO (USO DIÁRIO)

- 02 trocas de verão

- 02 trocas de inverno

- 01 toalhinha de boca

- 05 babadores – 01 para cada dia da semana (de botão ou velcro)

PERÍODO AMPLIADO

- 01 caixa com 75 cotonetes

- 01 colônia (opcional)

- 01 shampoo

- 04 pacotes de papel toalha duplo

- 01 creme para assaduras (manter na mochila)

- 01 sabonete

- 01 saboneteira

- 06 potes de lenços umedecidos com 150 unidades ou 12 potes com 75 unidades

* Rolos de algodão – Para crianças que têm alergia aos lenços umedecidos

- 08 caixas de lenços de papel com 75 unidades

- 03 pacotes ou rolinhos de saco de lixo (30 litros) – BRANCO OU AZUL

 

VESTUÁRIO/ PERÍODO AMPLIADO (USO DIÁRIO)

- 04 trocas de verão

- 04 trocas de inverno

- 01 toalhinha de boca

- 05 babadores – 01 para cada dia da semana (de botão ou velcro)

Deixe o seu Comentário!