Pai | Aluno | Login
Início » Projeto PENSE E FAÇA

Projeto PENSE E FAÇA

O “Pense e Faça” é um projeto socioeducativo que estimula o pensamento estratégico, o raciocínio lógico e a relação das estratégias utilizadas no jogo com as situações da vida cotidiana. A metodologia “Mãosmentecoração” é própria do programa e propicia também o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, éticas e cognitivas.

O projeto contempla os principais afetados pelo baixo investimento em educação, as crianças da rede pública de ensino. Desafia a criança a exercitar o raciocínio, a capacidade de planejamento e antecipação, o controle da impulsividade, o trabalho em grupo, a resiliência e a transcendência da aprendizagem para a vida.

Por que o “Pense e Faça” foi criado?

No final de 2008, após um longo período de maturação, o “Pense e Faça” foi implantado numa escola pública, com demanda de melhoria de ensino. A escola, localizada em área de alta vulnerabilidade na periferia de São Paulo, tinha resultado abaixo da média no SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). E buscava contornar o problema da baixa aprendizagem e a evasão escolar para que as crianças não continuassem a ser prejudicadas. Assim, solicitou ajuda da Associação SIPEB, que tem 150 anos de experiência em educação.

Porém, o “Pense e Faça” é uma solução não só para esta escola, mas para o Brasil, onde é baixa a qualidade da educação integral das crianças com menores condições financeiras, como provam os dados publicados pelo World Fund. Tais dados demonstram que, no país, mais de 50% dos adolescentes com 15 anos são analfabetos funcionais, estando inaptos para competir na economia atual.

Como o “Pense e Faça” acontece na prática?

O projeto é aplicado na escola por no mínimo dois anos, durante uma aula de matemática. Para assegurar a correta aplicação da metodologia, o “Pense e Faça” é reaplicado diretamente pela Associação, por meio de seus/suas educadores/ras. São desenvolvidas quatro oficinas por jogo, com sensibilização, exploração e o próprio jogo, que é praticado mais de uma vez, para que haja a fixação da aprendizagem.

É possível aprender jogando?

Com o “Pense e Faça”, o processo de aprendizagem se torna mais interessante e divertido, pois os jogos estimulam a resolução de problemas. Outro ganho com a utilização dos jogos é que, segundo Borin, eles se apresentam como uma eficiente alternativa para “diminuir bloqueios apresentados por muitos estudantes que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la”.

O projeto tem resultados comprovados?

O projeto é muito eficaz, como demonstra o resultado de 275% de melhoria no rendimento escolar no seu primeiro ano de aplicação. Este resultado é referente a uma Escola Estadual da Zona Norte de São Paulo/SP. Nesta escola a Associação SIPEB contou com a parceria do Instituto HSBC Solidariedade de 2008 até o final de 2010.

Atualmente, o “Pense e Faça” já se estendeu para outras escolas e começará a atender projetos de educação complementar, aplicados no período alternativo à escola.

Qual a experiência da Associação SIPEB em educação?

A Associação de Instrução Popular e Beneficência (Associação SIPEB) surgiu para atender à necessidade de educação para mulheres no Brasil. Suas raízes estão em 1858, com a chegada das Irmãs de São José de Chambéry na cidade de Itu/SP, vindas da França. Assim, Madre Maria Teodora Voiron, fundadora da Associação SIPEB, iniciou a primeira escola de educação feminina do Estado, com classe para incluir as filhas de escravos no processo educativo.

Atualmente, a SIPEB mantém 19 centros sociocomunitários, três centros de educação complementar, duas escolas gratuitas, dois colégios particulares, uma escola técnica, um centro de educação profissional, uma casa de repouso, o “Pense e Faça” em escolas públicas além de apoiar outras entidades. Beneficia, anualmente, 26.000 pessoas, em seis municípios. A meta para 2011 é beneficiar 60.000 pessoas direta e indiretamente.

Clique no link abaixo para conhecer mais sobre o Projeto PENSE e FAÇA

Semeando Vida – SIPEB (Pense e faça) part.01

Semeando Vida – SIPEB (Pense e faça) part.02

Semeando Vida – SIPEB (Pense e faça) part.03

Deixe o seu Comentário!