Colégio Santana e o Serviço de Orientação Pastoral.

O Colégio Santana desejando uma formação integral de seus alunos/as, possui o Serviço de Orientação Pastoral para possibilitar ao /à aluno/a, num clima de liberdade, condições de aprender, viver e atuar como cristão, levando/a a ser agente do próprio crescimento e ser agente de transformação da realidade brasileira, realizando ações libertadoras e transformadoras no seu ambiente de vida.

Para isso realiza as seguintes atividades:

1. Aulas de Ensino Religioso: dentro da carga horária da classe, com conteúdo desenvolvido por professor especializado na área.

2. Manhãs ou Tardes de Formação: são momentos fortes, realizados no Colégio ou fora do local habitual de estudos, em ambiente apropriado que têm como objetivos:
a) Ajudar o/a aluno/a no seu crescimento em relação a si mesmo/a e ao outro à luz do Evangelho;
b) Possibilitar maior conhecimento e entrosamento entre os alunos da mesma classe ou de classes diferentes;
c) Refletir sobre assuntos da atualidade e do interesse dos/as alunos/as.

3. Grupos de Jovens: têm por objetivo ajudar o/a aluno/a no seu crescimento pessoal e grupal.

4. Preparação à Primeira Eucaristia: para alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental I e Palestras aos Pais destas crianças.

5. Atividades que despertem o exercício de cidadania através do espírito de serviço, solidariedade, ética e justiça social.

6. Formação para Professores e Funcionários.

7. Oração no início do período: com os menores com todos juntos, no pátio, com os maiores, cada um na sua classe.

O Serviço de Pastoral procura trabalhar a dimensão evangelizadora e humanística em conjunto com outras religiões dos alunos tendo em vista o respeito para que a paz aconteça.

I.Geralda Neuza Hipólita
Greiciane Aparecida Messias