O Colégio Santana, conhecido pela inovação social e educacional, é referência em Educação, priorizando uma sólida formação acadêmica, alicerçada por uma abordagem humanista. Trabalha valores para as gerações atuiais e enfatiza respeito, a solidariedade, ética, proatividade, orientação para resultados e o trabalho em equipe.
Sua proposta pedagógica, atual e reflexiva, é focada no protagonismo do aluno, exercício de cidadania e formação integral da pessoa, voltada para o desenvolvimento de competências que dão significado ao que é aprendido, respeitando o ritmo de cada aluno e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades. Para isso, conta com equipe de profissionais qualificados e em constante formação.
CEBAS

O Colégio Santana teve seu início em 18/12/1892, na Av. Angélica, com cinqüenta pensionistas e nove órfãs. Sua Diretora era a Irmã Maria Virgínia Faraldi, da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.
Em 2009 foi comemorado o sesquicentenário da chegada de Madre Maria Teodora Voiron no Brasil, a 1ª Provincial das Irmãs de São José de Chambéry.
Em 1894, o Colégio, cujo nome era Sagrado Coração de Maria, foi transferido para o bairro de Santana, no alto da colina, passando a chamar-se “COLÉGIO SANTANA” para se diferenciar da Congregação Sagrado Coração de Maria, que abrira um colégio com este nome na cidade de São Paulo.
Por muito tempo, a Capela Santa Cruz e o Colégio Santana foram pontos de referência em documentos oficiais da cidade. Este Colégio, junto com o Observatório Astronómico de Santana, são considerados marcos culturais do bairro. A partir de 1893, o Padre Roberto Landell de Moura fazia várias experiências, testando seu aparelho que denominou Telefone Sem Fio (pois já existia o telefone com fio). Nesta época contava com a colaboração de uma Irmã da Congregação de São José de Chambéry, que havia chegado da França e tinha conhecimentos das pesquisas relacionadas. Assim o Colégio Santana entra para a história das telecomunicações do Brasil e do Mundo, pois no solo desta escola foram feitas as “primeiras experiências de transmissão de voz humana, sem auxílio de fios, que se tem notícia na história mundial das telecomunicações.”
As Irmãs do Colégio Santana mobilizaram-se para a instalação da 1ª linha telefônica no bairro, conseguindo que, em 16/03/1912, a Companhia Telefônica instalasse o 1º aparelho da região, com ligação direta para a cidade em seu prédio.
É inegável que o crescimento de Santana está atrelado à vinda das Irmãs de São José de Chambéry para a instalação do Colégio Santana.
O Colégio Santana permanece como espaço de produção cultural, social, intelectual, científica e religiosa, consolidando a cada ano sua missão de centro vivo de expansão de conhecimentos, ao mesmo tempo que preserva as raízes dos moradores da área que desejam contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, comprometida com a vivência da cidadania.
Missão
Proporcionar aos alunos a ampliação de sua visão de mundo, a capacidade de se tornarem empreendedores conscientes e agentes de transformação social, na construção de relações justas e fraternas, através de uma sólida formação humana e acadêmica.
Visão
Ser referência em educação e cultura, gerando talentos capazes de atuar como agentes de transformação na sociedade, num ambiente pautado na ética e nos valores cristãos.
Valores
- Visão Sistêmica;
- Proatividade;
- Inovação;
- Responsabilidade Social;
- Valorização das Pessoas;
- Orientação para Resultados;
- Aperfeiçoamento Contínuo;
- Educação Centrada na Aprendizagem;
- Trabalho em Equipe;
- Liderança Transformadora e Constância de Propósitos.
Endereço
Rua Voluntários da Pátria, 2624
Telefone
(11) 3103-8488
Fax
11 3103-8484