Centro de Educação São José- SP forma mais oito refugiados
Renova-se a esperança.
O Centro de Educação São José, em vitoriosa parceria com o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), formou 8 refugiadas angolanas no curso de Técnicas de Manicure e Pedicure.
A festividade de formatura do curso aconteceu no dia 22 de julho no SEFRAS, e contou com a apresentação das alunas com danças típicas de angola em sinal de agradecimento ao apoio recebido.
Estiveram presentes à formatura os professores, a equipe de coordenação/direção, além dos colaboradores do SEFRAS.
O projeto prevê a qualificação profissional de refugiados em situação de vulnerabilidade social, visando a sua inserção ao mercado de trabalho.
A duração do curso é de aproximadamente 45 dias e compreende tanto aulas teóricas quanto práticas.
O refúgio da população angolana é um dos fluxos contemporâneos mais antigos do Brasil. Com início nos anos 1990, a vinda desses imigrantes foi motivada por longos períodos de guerra e conflitos na Angola.
Para Irmã Maria, diretora do Centro São José, “prover educação é uma forma de acolher e promover a dignidade da pessoa humana”.
O curso de Técnicas de Manicure e Pedicure vem em boa hora para aqueles que precisam de uma qualificação para atuar no mercado de trabalho.
“Em tempos difíceis que estamos vivenciando, sobretudo por conta da pandemia da Covid 19, a qualificação profissional é de suma importância para um novo recomeço”.