Cidadãos Protagonistas, criativos solidários!

O Colégio São José baseia seu trabalho pedagógico na metodologia “sociointeracionista”, possibilitando a formação de um aluno cidadão capaz de construir conhecimento e fazer conexões por meio da interação social e do constante desenvolvimento da linguagem.

A educação é a ferramenta que potencializa as habilidades de cada indivíduo criativo, crítico e transformador.

As constantes mudanças sociais, culturais e os avanços tecnológicos desse novo século, recriam uma nova atuação educacional, e a formação de um novo indivíduo – cidadão participativo e integrado a uma conexão em rede. Um indivíduo antenado capaz de identificar e resolver problemas, gerindo e conciliando decisões em equipe, tomando decisões construídas com autonomia e pensamento global, que domine as novas tecnologias de informações e busque conhecimento ampliado em outras línguas e culturas.

Para isso, a Proposta Pedagógica do Colégio São José, avalia e define o currículo de cada segmento escolar de acordo com a etapa de desenvolvimento e as características socioemocionais dos alunos.

Uma formação que contemple o desenvolvimento integral de cada ser humano, e que possibilite o desabrochar de habilidades, por meio de matérias que enriqueçam a formação artística, assim como as atividades esportivas.

Excelência acadêmica, escola exigente, com ensino forte, foco e disciplina. Um trabalho de forma contextualizado e integrado para que transcenda o seu conhecimento escolar ao meio em que vive.

A história do Colégio São José começou quando Madre Maria Teodora Voiron, superiora provincial da época, percebeu que em Santos havia uma carência de escolas para meninas, então procurou em São Paulo, a Irmã Maria Simpliciana, que era uma francesa de 15 anos, e estava se saindo muito bem numa obra da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. Era uma Irmã muito dinâmica e muito ativa. Veio para o Brasil com a saúde fragilizada, e acreditava que aqui iria se curar.

Em 1º de fevereiro de 1924, deu-se início às aulas no São José de Santos, trabalho organizado por Irmã Maria Simpliciana e mais 4 Irmãs: Irmã Maria Leontina Amstalden, Maria Leticia de Jesus Franzen, Maria Edith Renaudin e Guilhermina. Foram acolhidas numa família de alta classe de Santos, a família Vaz Guimarães e começaram uma escola pequena, na Rua Dr. Chrome, 53.

Sempre crescendo, nosso Colégio exigiu mais espaço. Por isso, um novo prédio foi construído para comportar o número maior de alunos e oferecer mais conforto. Em abril de 1925, o Colégio São José passou a funcionar na Avenida Ana Costa, nº 373, com 90 alunas.

Em 1926 foi criado o curso Complementar, com classes especiais até 7ª, 8ª, 9ª séries.

Em fevereiro de 1929 foi criada a Escola Normal Livre tendo formado a primeira turma, com 22 professoras, em dezembro de 1932.

Em 1935 foi instalado o curso de Comércio, que esteve em atividade até 1955.

Em 1943 começou a funcionar o 2º ciclo, Colegial Clássico e Científico.

Em 1953, então sob a Direção de Madre Albertina, foi inaugurada a Capela do Colégio São José, uma das maiores da Diocese de Santos.A 19 de março de 1957, deu-se a fundação da Associação das Ex-Alunas do Colégio São José, hoje Associação Promocional São José.

As irmãs de São José não se atêm ao exercício do Ensino às jovens que seguem os diversos cursos de seu estabelecimento. Prestam também serviço à Comunidade, socorrendo e amparando famílias reconhecidamente sem recursos, mantendo obras assistenciais e colaborando, juntamente com seus professores e alunas, em diversas creches e asilos da região. Mantiveram aqui no Colégio, à noite, um Curso Supletivo de Ensino Médio, misto, para pessoas carentes.

Em seus anos de existência, o Colégio São José de Santos tem mantido sempre vivos os seus mais caros ideais, ou seja, a formação integral, física, social, humana e cristã dos alunos, com o fim de levá-los, enquanto agentes de sua própria educação, a libertação na renovação da família, da sociedade e da Igreja (art. 4º do Regimento Interno).

Missão

Contribuir para que o aluno amplie sua visão de mundo, capacitando-o a empreender um projeto de vida inovador e transformador por meio de uma educação de qualidade.

Visão

Ser um centro referencial de educação, oferecendo um ambiente solidário e inovador, onde as potencialidades do indivíduo possam ser desenvolvidas.

Valores

Visão Sistêmica
Proatividade
Inovação
Foco no Cliente e no Mercado
Responsabilidade Social
Valorização das pessoas
Orientação para resultados
Aperfeiçoamento contínuo
Educação centrada na aprendizagem
Trabalho em equipe
Liderança transformadora e constância de propósitos

Formulário de Contato

Endereço
Av. Ana Costa, 373 – Santos – SP

Telefone
(13) 3023-5797

Fax
(13) 3284-4417

Parceiros

Galeria de Fotos