CEBAS

Ser um ambiente acolhedor,solidário e transformador que favoreça a geração de talentos e seja referência de inovação e sustentabilidade.

Ampliar a visão de mundo de crianças e adolescentes, por meio de uma educação de qualidade, que viabilize o empreendedorismo e contribua para a transformação social e cultural com justiça e fraternidade.

As Irmãs de São José de Chambéry estabeleceram-se nas terras do Tabor em outubro de 1984. Eram 4 :I. Ernestina Quintanilha, I, Virgínia da Imaculada Scapin, I. Yara de Moraes Passos e I. Maria Amália Matias. O local foi cedido por comodato à Igreja, pelas Cônegas de Santo Agostinho e era usado para encontros de grupos paroquiais e retiros esporádicos. D. Luciano Mendes de Almeida, bispo do Belém , procurava uma Congregação religiosoa para administrar o Tabor. Quando as Irmãs chegaram , estava há tempos apenas sob os cuidados de um casal de caseiros.

As condições de vida do povo do local chamavam as Irmãs para a ação: era preciso atacar a fome, a falta de instrução básica e a ausência de aptidão para o trabalho. Em janeiro de 1985 começou a formar-se o primeiro grupo de 16 crianças e adultos para o aproveitamento das terras ociosas.

Em agosto de 1989 foram estabelecidos os primeiros Convênios com a Prefeitura Municipal : para crianças de 4 a 6 anos, as classes de Educação Infantil, para adolescentes de 7 a 14 anos, o Centro de Juventude, num total de 160 atendimentos e com a Secretaria Municipal de Educação para abertura de classes de 1ª a 4ª série no Tabor, uma vez que o acesso às escolas exigia a passagem para o outro lado da avenida e o percurso pelo mato. As crianças não iam à escola sozinhas e o analfabetismo era a regra geral. O Convênio da Escola durou apenas 2 anos, pelas muitas dificuldades encontradas na relação com as professoras, nas classes numerosas e nas normas gerais do ensino público.

As Irmãs tentaram manter a Escola com doações diversas, mas, a Escola Tabor somente se firmou após convênio com a SIPEB , o qual permitiu sua instalação oficial e desenvolvimento até hoje.

Em fevereiro de 1995 foi fundada a Escola Filantrópica Tabor de Ensino cFundamental, com todos os requisitos legais e registrada na Secretaria da Educação do Estado.

A homologação foi publicada em D.O. a 15 de fevereiro de 1995 e a Escola começou a funcionar com 149 alunos, em cinco classes de 1ª a 4ª séries. Na 5ª série os alunos transferiam-se automaticamente para uma escola do sistema público.

Assim ocorreu até o ano de 2005 quando a SIPEB permitiu completar o Ensino Fundamental com a implantação a cada ano de mais uma série do Curso.

Em 2007 a Escola se estende até a 7ª série, com 421 alunos e 12 classes.

Em 2004, foi estabelecido com a Escola Fazenda Coopercotia de Jacareí – SP, um Convênio para ser instalada no Tabor uma Sala Descentralizada do curso Técnico em Agropecuária da referida Escola, a fim de fornecer aos alunos a oportunidade de prosseguir com os estudos e almejar o Diploma de Técnico em Agropecuária, dada a característica da região onde se encontra a Escola Tabor.

A Sala Descentralizada foi regularmente instalada e aprovada de acordo com os dispositivos da Secretaria de Educação do Estado, com supervisão da Delegacia de Ensino Leste-4 e da Delegacia de Ensino de Jacareí- SP, com 20 alunos, que passam a semana aqui no Tabor e viajavam todos os sábados para a Fazenda em Jacareí, para realizer as aulas práticas.

Em 2007, o Curso Técnico passa a fazer parte apenas da Escola Filantrópica Tabor, encerrando-se o convênio com a Escola Fazenda Coopercotia.

Atualmente, a Escola Filantrópica Tabor atende 353 alunos, no Ensino Fundamental I, II e 22 alunos no Curso Técnico.

A Escola Tabor oferece uma educação de qualidade, inspirada nos princípios cristãos da dignidade do homem, favorecendo o desenvolvimento global da criança e do adolescente, tornando-o protagonista na construção de seu conhecimento.A Escola Tabor oferece uma educação de qualidade, inspirada nos princípios cristãos da dignidade do homem, favorecendo o desenvolvimento global da criança e do adolescente, tornando-o protagonista na construção de seu conhecimento.A Escola Filantrópica Tabor oferece os seguintes cursos:

Ensino Fundamental I

Horário

5º ano – das 7h às 11h20

1º a 4º anos – das 13h às 17h30

  • Contraturno em parceria com o Centro da Criança e do Adolescente
  • Professores especialistas de Educação Física ,Ensino Religioso e Leitura
  • Festas Temáticas : Família, Junina, Feira Cultural e Literária
  • Avaliação Institucional anual
  • Ensino Religioso/ Pastoral
  • Atividades de integração com o Ensino  Fundamental II
  • Desenvolvimento de Projetos em parceria com os demais serviços do Centro Educacional Comunitário Tabor
  • Atividades recreativas e culturais envolvendo a comunidade local

Currículo

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Natureza e Sociedade
  • Arte
  • Educação Fisica
  • Informática
  • Leitura
  • Ensino Religioso

Os alunos de 1º a 3º anos participam do Projeto Pense e Faça, uma importante tecnologia educacional e social que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico.

 

A Escola Tabor desenvolve alguns projetos, inseridos no curriculo escolar e com vistas à inovação pedagógica:

HORTA:HORTA:

No ano de 2017, a Escola Filantrópica Tabor iniciou o processo de inovação pedagógica, proposto pela Associação SIPEB. O tema do projeto escolhido pela Escola Tabor foi a integração disciplinar, com o objetivo de buscar novos recursos pedagógicos que favorecessem a construção do aprendizado, sem a fragmentação do mesmo. Como veículo para a construção do conhecimento de modo mais integrado, os professores escolheram plantar uma horta, sob a responsabilidade dos alunos do 8º ano (classe escolhida para o projeto piloto). Os conceitos para a plantação da horta foram desenvolvidos nas aulas de matemática, ciências, geografia, língua portuguesa, educação física. Com a continuação do projeto em 2018, a ideia é unir as atividades da escola com o CCA (Centro da Criança e do Adolescente), focalizando no conceito de alimentação saudável, ampliando esse trabalho também para as famílias.

PAISAGISMO:

A ampliação do Projeto Integrando Disciplinas para o ano de 2018 será a realização o paisagismo nos jardins do Centro Educacional Tabor, espaço dentro do qual se encontra a Escola Filantrópica Tabor e outros serviços conveniados à Prefeitura de São Paulo (Creche, CCA e CEDEP). Além de criar um projeto paisagístico para a horta, já plantada em 2017. Esse projeto será da responsabilidade do 9º ano, envolvendo as demais salas do Ensino Fundamental II no desenvolvimento de cada disciplina.

PASTORAL:

A Escola Filantrópica Tabor desenvolve com seus alunos de 7º e 8º anos o grupo de pastoral, sob a orientação da professora de Ensino Religioso. Os encontros do grupo de pastoral ocorrem uma vez por semana, em horário oposto ao das aulas regulares. O objetivo desse grupo é desenvolver os alunos como protagonistas e cidadãos, à luz dos valores cristãos. Além dos alunos, também as famílias serão convidadas a participar do Grupo Pastoral da Família, promovendo ações na comunidade escolar e no entorno.

  • Laboratório de informática (uso compartilhado com CCA)
  • Quadra de esportes ( uso compartilhado com CCA, CEDESP e CRECHE)
  • Teatro ( uso compartilhado com CCA, CEDESP e CRECHE)
  • Pátio coberto ( uso compartilhado com CCA, CEDESP e CRECHE)
  • Área verde
  • Refeitório (uso compartilhado com CCA)

Galeria de Fotos

Formulário de Contato

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

    Endereço: Estrada da Colonia, 120 –  São Mateus – São Paulo

    Telefone: (11) 2731-2119

    Parceiros

    As atividades da Escola tabor são desenvolvidas  em parceria com o CCA (Centro da Criança e do Adolescente), conveniado á Prefeitura do Município de São Paulo, sendo um dos núcleos de atendimento do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, garantindo a premanência dos alunos no espaço em período integral e contribuindo para sua formação numa visão sistêmica

    Galeria de fotos