O Centro Promocional Madre Teodora acredita na educação como base incisiva para o desabrochar de talentos, na qual, mente, corpo e espírito sejam alimentos constantemente por meio das mais diversas ferramentas. Por isso, realiza atividades interligadas que contribuem com o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e ético, maximizando seu potencial para que se tornem pessoas mais reflexivas e bem sucedidas.
Proposta Pedagógica
Aprender a ser
Destacar a importância do desenvolvimento da autonomia. Para que isso ocorra é necessário que a criança vivencie descobertas referentes e suas emoções, sua personalidade, suas potencialidades e dificuldades, o que possibilitará uma visão confiante do futuro.
Aprender a conviver
Oferecer estímulos para que as crianças desenvolvam competências relacionais, cultivando formas de convívio saudáveis, permeadas por valores como reconhecimento do outro, respeito à diversidade, interação, solidariedade e cooperação.
Aprender a conhecer
Envolver as crianças em um processo de descoberta, pelo qual serão estimuladas a “aprender a aprender”, apropriando-se dos instrumentos do conhecimento.
Aprender a fazer
Aprender a compreender o contexto no qual está inserido e agir ativamente sobre ele envolvem a criatividade, capacidade de fazer escolhas e pensar criticamente, levando-se em consideração o bem comum.
Oficina de Criatividade: Despertar o interesse e proporcionar às crianças momentos para que possam criar, explorar e construir, aproveitando dos mais diversos materiais, sempre de forma lúdica. Buscar trabalhar as habilidades manuais das crianças, assim como possibilitar o acesso a novas formas de produção de materiais artesanais.
Complementação Pedagógica: Mediações que favorecem a aprendizagem escolar das crianças, através de diversos métodos, técnicas e estratégias de ensino, de modo a ampliar o nível de conhecimento das mesmas. Buscando aprimorar suas habilidades, melhorando e enriquecendo o desenvolvimento humano e pessoal e fomentando suas qualidades e aspirações.
Atividades Esportivas: Objetiva-se facilitar a integração grupal e social (relações interpessoais), o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, da convivência e do respeito às diferenças, através de atividades esportivas diversas.
Informática Educacional: Possibilitar o acesso das crianças às tecnologias, de modo a explorar as potencialidades da informática, funcionando como um instrumento facilitador de ensino-aprendizagem e inclusão digital.
Recreação e Lazer: Criar excelentes condições para o desenvolvimento integral das crianças, fomentando o protagonismo através de brincadeiras, jogos, e conversas livres, promovendo a sua participação individual e coletiva, estimulando a criação de laços de amizade, convivência e afirmação dos valores humanos essenciais.
Oficina de Jogos de Raciocínio: Habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas são desenvolvidas através de jogos de raciocínio, possibilitando a criação de um processo de amadurecimento da consciência, de modo a proporcionar ferramentas que os auxiliem a pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, planejar e tomar decisões, competir de forma saudável, refletir sobre as situações vivenciadas e relacioná-las com o cotidiano, transferindo os aprendizados da sala para a vida e empreenderem o seu futuro.
Educação para a Paz: Processo pelo qual se promovem conhecimentos, conceitos e valores sociais e humanos, indispensáveis à vida, à convivência familiar e comunitária, provocando a constante reflexão do impacto de nossas ações sobre o meio em que estamos inseridos e o ambiente à nossa volta. Sempre respeitando o direito e o exercício da liberdade, criando condições que conduzam à paz.
Grupo Focolares Dado do Amor: Trata-se de um cubo, em cujas seis faces estão representados os pontos mais importantes da “arte de amar” e mais dois: amar os inimigos e amarmo-nos uns aos outros. Através deste dado, de forma lúdica, são trabalhados valores e conceitos relacionados ao amor, respeito, e convivência social para que o mundo ao redor seja transformado. Discute-se e fomenta-se a colocação em prática desses ensinamentos, a cada semana de encontro.
Reforço Pedagógico: Momento em que as crianças tiram dúvidas e/ou mesmo fazem as atividades e lições da escola de ensino regular.
Danças Circulares Sagradas: Conhecimento, vivência e consciência, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura sobre o corpo, seus limites e possibilidades. Busca sempre enfatizar o espírito união entre o grupo, fortalecendo o espírito comunitário, estimulando os integrantes da roda a se respeitarem e também possibilitando a tomada de consciência sobre o seu corpo físico e seus âmbitos seja físico, emocional, social, entre outros.
Refeições café da manhã e almoço, almoço e café da tarde: Buscamos oferecer às crianças alimentações balanceadas e que estejam de acordo com as necessidades para o seu desenvolvimento físico. Desta maneira, também podemos contribuir para que seja ampliado o seu repertório de conhecimento sobre os mais diversos sabores.
Plantão Social: Direcionado principalmente às famílias, é um atendimento individualizado para orientação sobre o funcionamento do Centro Promocional Madre Teodora, e/ou verificar a necessidade de encaminhamentos para a rede sócio assistencial do município, visitas domiciliares, acompanhamento de casos que demande mais atenção devido a vulnerabilidade, análise e entrevistas para aquisição de vagas na Instituição.
Reunião Pedagógica: Reuniões com a equipe momento para avaliarmos, monitorarmos e ajustarmos e/ou readequarmos o funcionamento do Projeto, diante das metas propostas. Este é um espaço também para a auto avaliação.
Reunião de pais/responsáveis: Reunião momento em que fazemos troca de informações com os pais a respeito de seus filhos/as, e que aproveitamos sempre para abordar um tema que tenha haver com a família, educação e emocional através de palestras/dinâmicas etc…, havendo dúvidas sobre o processo de desenvolvimento e participação da criança no projeto, os pais e/ou responsáveis podem conversar diretamente com o educador de referência.
Taekwondo: Proporcionar um melhor conhecimento dos limites e possibilidades físicas das crianças, através desta arte marcial que é o Taekwondo, assim como os conceitos e valores defendidos por esta atividade.
Claves: Trabalhamos a prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infância e a promoção de bons tratos em família.
Festas de aniversário: a cada dois meses para todos os aniversariantes dos dois meses.
Datas comemorativas católicas e calendário oficial: através de apresentações, dramatizações, passeios, etc.
Em sua trajetória o CPMT foi contemplado pelos seguintes programas:
- Projeto Adotei um Sorriso FUNDAÇÃO ABRINQ;
- Criança Esperança;
- Pró-vida;
- Itaú Social;
- Petrobras – Programa Petrobras Socioambiental.
Obs.: Participação em Conselhos: CMDCA e Conselho Gestor do FHIS